Brasileiro de Enduro - Itapema SC


Atualização: 19/03/2019

Itapema (SC) – O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM teve início com força máxima na temporada 2019. Após dois dias de disputas eletrizantes em Itapema, Santa Catarina, neste fim de semana (16 e 17 de março), o gaúcho Gustavo Pellin (Equipe Power Husky) saiu na frente na briga pelos títulos das categorias E3 e Enduro GP, que reúne os mais rápidos da competição.
 


Gustavo Pelin / Foto: Rogério Leite 


As emoções da etapa de abertura começaram já na sexta-feira à noite (15), no Super Prime promocional inédito. Com arquibancadas lotadas na Praça da Paz, o público vibrou diante das disputas em um circuito repleto de obstáculos, como pedras, toras de madeiras e rampas. Os pilotos da classe Enduro GP largaram dois a dois no desafio, e o mineiro Gabriel Soares (Honda Racing) marcou o menor tempo.


As disputas nas trilhas da região apresentaram muita lama e chão escorregadio. O circuito estava bem sinalizado com fitas biodegradáveis da Poliplastic que serão removidas e, caso alguma tenha ficado pelo caminho por conta da passagem das motos, não agridem a natureza.


Gustavo Pellin prefere competir em chão molhado e comemorou a vitória. "A prova estava muito técnica, com especiais bem lisas, do jeito que eu gosto. Eu me senti confiante desde o início. Imprimi um ritmo forte e tudo deu certo, mesmo depois de ter sofrido uma queda no domingo", contou o ponteiro da Enduro GP e da E3. 

Na E1, o mineiro Júlio Ferreira, novidade da equipe Edgers Racing, foi rápido e consistente. Ele garantiu a liderança da categoria. "Foi um final de semana muito bom, entramos no Campeonato Brasileiro com o pé direito. Estou muito satisfeito em estrear com vitória em uma nova equipe. Temos muito trabalho pela frente, já que este foi apenas o primeiro desafio, e estou animado", disse o piloto.
 

A prova contou com a presença do piloto francês Romain Dumontier pela Yamaha O2BH Racing. Estreando na equipe em sua primeira prova no Brasil, o europeu teve dificuldades no primeiro dia, mas soube virar o jogo no domingo - o que rendeu a vitória na categoria E2 e o segundo posto na Enduro GP.

"No sábado, fui apenas o sexto colocado, tive dificuldades e algumas quedas que me custaram tempo. Fizemos ajustes na motocicleta para o domingo e eu me senti bem melhor, pude atacar mais, mas ainda assim sem dar 100% para não arriscar. Fui consistente o suficiente para vencer a Enduro GP no segundo dia de prova e garantir a vitória na categoria E2 nesta primeira etapa", declarou Dumontier.


Na EJ, o atual campeão brasileiro mostrou a que veio. Patrik Capila, capixaba da Yamaha O2BH Racing, venceu a classe, mesmo com dores por conta de uma queda sofrida durante os treinamentos para a etapa de abertura. "Foi um pouco complicado para mim, porque senti dores na região lombar que me atrapalharam na hora de acelerar. A prova estava pesada, com muito barro, e bem difícil. Mesmo sem poder acelerar tudo que podia, o balanço é positivo, consegui vencer a etapa e lidero minha categoria", analisou Capila. 

O multicampeão off-road Nielsen Bueno (Power Husky) também começou bem a defesa do título nacional da categoria E35. Na E40, José Mário da Fonseca levou a melhor, enquanto Maurício Fernandes (Power Husky) liderou a E45. Marcos Benvenutti (Sócramento) foi o vencedor na E50 e Flávio Volpi (DNA/Moto Litoral), da E4 230. Na EA, direcionada aos pilotos amadores, o vencedor foi Juliano Wilgen. 

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM terá como palco a cidade gaúcha de Nova Bréscia, nos dias 6 e 7 de abril.


Categoria Kids - Outra novidade do final de semana foi a estreia da categoria Kids. Os pilotos das classes Infantil, Juvenil e Cadete aceleraram no Cross Teste situado na base do Itapema Off-Road. Já os pilotos da categoria Youth, de 16 a 18 anos, tiveram o sabor de percorrer o trajeto levantado para as categorias dos adultos.   

Os destaques foram: Theo Cravo (classe Infantil / BC11 Forte Racing), Miguel Margon (Cadete), Frederico Mediote Rangel (Juvenil / BC11 Forte Racing) e Leonardo Kauffmann (Youth / Equipe Enduro MX). A segunda etapa do Campeonato Brasileiro Kids está marcada para os dias 8 e 9 de junho, em Aracruz (ES). 

Categoria EF (Feminina) - A primeira etapa da categoria EF teve vitória da goiana Bárbara Neves, da Equipe Honda Racing. Tainá Aguiar ficou com a segunda colocação, na frente de Beatriz Miozzo. A próxima etapa da classe especial para as mulheres será nos dias 29 e 30 de junho, em Marzagão (GO).


O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2019 é patrocinado por Yamaha, Honda e IMS e tem apoio de MXF, Parts 57, Fotop, Motul, Jeri Adventure Ride, Husqvarna, Power Husky, BMP, Airoh, Tech Ride, Edgers, MR Pro Braces, BMS Racing, KTM Sacramento, Race Tech, Motorex, Sig Visual, Borilli.


Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 
1ª etapa - Itapema (SC) 

Resultados Enduro GP 
1 - Gustavo Pellin - 45 pontos 
2 - Romain Dumontier - 40 
3 - Júlio Ferreira - 40
 

Categoria E1 
1 - Júlio Ferreira - 47 pontos 
2 - Rômulo Bottrel - 47 
3 - Loandro Anton - 40 

Categoria E2 
1 - Romain Dumontier - 47 
2 - Gabriel Soares - 47 
3 - Diego Colett - 40 

Categoria E3 
1 - Gustavo Pellin - 50 
2 - Nicolás Rodriguez - 42 
3 - Vinicius Calafati - 40
 

Categoria EJ 
1 - Patrik Capila - 47 
2 - Willian Lauers - 45 
3 - Wasington Murillo - 42
 

Categoria E35 
1 - Nielsen Bueno - 50 
2 - Mauricio Rizzon - 42 
3 - Anderson Vieira - 42
 

Categoria E40 
1 - José Mário da Fonseca - 50 
2 - Cassiano Tebaldi - 44 
3 - Erasmo Klering - 38
 

Categoria E45 1
- Maurício Fernandes - 50 
2 - Frederico Garcia - 44
3 - Adenilson Schmitt - 36
 

Categoria E50 
1 - Marcos Benvenutti - 47 
2 - José Antônio Cadima - 40 
3 - Daniel dos Reis - 39
 

Categoria EF 
1 - Bárbara Neves - 50 
2 - Tainá Aguiar - 42 
3 - Beatriz Miozzo - 22 

Categoria E4 230 
1 - Flávio Volpi - 47 
2 - Fernando Pereira - 47 
3 – Ewerson Araújo - 40 

Categoria EA 
1 - Juliano Wilgen - 50 
2 - Felipe Schwantz - 42 
3 – Diego Schneider - 40 

Categorias Kids Youth 
1 - Leonardo Kauffmann 
2 - Vinícius Aguilar 
3 - Bruno Massa 

Juvenil 
1 - Frederico Mediote Rangel 
2 - Bruno Tennut 
3 - Danilo Sfalsim
 

Cadete 
1 - Miguel Margon 
2 - Estevão Mediote Rangel 
3 - Fernando Almeida 

Infantil 
1 - Theo Cravo 
2 - Pedro Henrique 
3 - Arthur ?

Comentários