Brasileiro de Motocross 2019 Calendário


Atualização: 15/01/2019

Temporada 2019 do Brasileiro de Motocross terá abertura em Santa Catarina

 

 

 

Os pilotos de motocross já podem se preparar para mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Motocross. A competição é uma referência na América Latina e reúne os pilotos mais habilidosos do Brasil. Para a temporada  2019 serão sete etapas, uma a menos  em relação ao ano passado.

 

A decisão foi tomada para buscar uma padronização na qualidade dos eventos. "A temporada 2018 foi muito boa mesmo com as dificuldades que tivemos, mas para 2019 queremos manter uma qualidade técnica em todas as etapas e entendemos que sete será um número ideal para a realidade desta temporada, proporcionando um grande evento tanto às equipes, pilotos como para o público. Porém, nada impede que no futuro o número de etapas possa ser ainda maior." - comentou o presidente da CBM, Firmo Alves.

 

A abertura da competição que tradicionalmente era realizada em Cornélio Procópio-PR, foi substituida este ano pela cidade de São José em Santa Catarina, localizada a 18km de Florianópolis (SC). O início da temporada está previsto para o dia 14 de abril. Outros estados que também vão sedirar pelo menos uma etapa do campeonato são Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

Este ano a Confederação Brasileira de Motociclismo vai adotar um novo critério de idade para pilotos das modalidades Motocross, Velocross, Cross Country, Motovelocidade e Enduro Regularidade. Para determinação da idade nessas modalidades, o piloto deverá ter a idade mínima completa, até o dia do encerramento da inscrição da prova escolhida. Por exemplo, se um piloto que tem 17 anos e pretende competir numa categoria onde a idade mínima exigida é de 18 anos, ele só poderá participar da categoria assim que completar tal idade, mesmo que o campeonato já tenha se iniciado, ou seja, se a competição começou em março e o piloto fizer 18 anos em junho, ele só poderá entrar na categoria após o seu aniversário.

 

O documento ainda ressalva sobre a idade máxima, onde o piloto ao estar apto, com sua idade mínima de entrada, automaticamente poderá completar a Classe do campeonato em questão, mesmo que atinja idade superior. Havendo ainda a possibilidade de participação em uma outra classe ao completar a idade mínima solicitada para o seu acesso. “A mudança no regulamento quanto a idade para participação ocorreu devido a questões jurídicas, pois quando se completa a idade mínima exigida, o participante   tem direitos legais estabelecidos. Em 2018 a interpretação quanto a idade mínima exigida não estava juridicamente correta, então vimos a necessidade de readequação para atender questões legais. Com isso, o piloto que até o ano passado tinha que ter a idade mínima exigida até dia 1º de janeiro, agora se completar a idade até o prazo final das inscrições já poderá participar da categoria, não precisando esperar um ano para o acesso.” – esclareceu Wilson Yasuda, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional.  

 

Outra alteração no regulamento da competição está na categoria Nacional, que além de motocicletas com 230cc (categoria Nacional A) também aceitará motos com 250cc de fabricação original nacional (categoria Nacional B). 

Confira aqui o regulamento do Campeonato Brasileiro de Motocross 2019.

 

Calendário temporada 2019:

1a Etapa - 14 de abril – São José - SC

2ª Etapa - 05 de maio –  Morrinhos - GO

3a Etapa -  02 de junho – Caldas Novas – GO

4ª Etapa - 07 de julho – Nova Alvorada do Sul - MS

5ª Etapa -  04 de agosto –  Fama/Alfenas - MG

6ª Etapa – 01 de setembro – Extrema - MG

7ª Etapa – 15 de setembro – Fagundes Varela - RS

Obs.: As datas e locais poderão ser alterados por motivo de força maior.

 

Texto: CBM

Foto: CBM/CROSSONE

Comentários